Coordenadores de todos os setores que compõem a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão reunidos hoje e amanhã no Núcleo de Educação Permanente em Saúde, no bairro Ponto Novo, para discutir os principais problemas encontrados nestes primeiros 90 dias de gestão, além de definir e ordenar os fluxos da SMS, junto com titular da pasta, Goretti Reis, que, mensalmente, reúne seus colaboradores para debater sobre os serviços da secretaria, buscando otimizar o trabalho em benefício da população.
Dentre as reuniões já realizadas, esta é a terceira que conta com o apoio do consultor Renilson Rehem, diretor executivo do Hospital da Criança de Brasília. “A saúde é muito complexa e não tem milagre. É necessário muito trabalho e empenho por parte dos gestores. A mudança de prefeitos e secretários causa expectativa na população e as cobranças aumentam. Nosso objetivo é discutir o que não está funcionando e buscar alternativas. Noventa dias é pouco tempo para as mudanças necessárias”, disse o consultor .
A secretária Goretti disse que é indispensável o envolvimento de todos para se conhecer e consolidar as políticas de saúde. “É preciso organizar os processos de compras. Mesmo com os avanços que já tivemos, dentro de tão pouco tempo, precisamos avançar porque ainda estamos longe do que desejamos para a saúde de Aracaju. Por isso é importante pensar e discutir de forma coletiva. Com esse envolvimento dividimos as responsabilidades e cobramos ações. É preciso acabar com as judicializações e fazer uma saúde de qualidade para a população”, disse Goretti.
A iniciativa da secretária Goretti Reis em fazer reuniões mensais é aprovada pelos coordenadores da SMS. “ A participação da secretária nesses encontros é indispensável, já que aqui ouve as demandas de todos para poder organizar o sistema. Aqui estamos debatendo o monitoramento do plano político da saúde”, disse a coordenadora de planejamento da SMS, Terezinha Lima.
Para o diretor administrativo da SMS, Jorgivaldo Ramos de Oliveira, este é um encontro necessário. Aqui entendemos onde e porque determinadas iniciativas emperram. E o mais importante, encontramos a solução para que os problemas não se repitam”, disse. Responder Responder a todos Encaminhar
Nenhum comentário:
Postar um comentário