terça-feira, 29 de outubro de 2013

O feminicídio no Brasil e suas graves consequências

 Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. Quase sempre cometido por homens contra as mulheres, suas motivações são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda da propriedade sobre elas. No País, a circunstância que mais preocupa representantes do Estado engajados em impedir a violência de gênero é a do feminícidio íntimo, aquele cometido em contexto de violência doméstica, em que há ou houve relação íntima ou de afeto entre assassino e vítima. São mortes que, na maioria das vezes, poderiam ser evitadas rompendo-se o ciclo de violência por meio de mecanismos previstos na Lei Maria da Penha. Outros contextos que caracterizam este crime são a prática de violência sexual, a mutilação ou tortura da vítima antes ou depois do assassinato.

Especialistas, acadêmicos, procuradores, defensores e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário avaliam as conquistas e desafios na atuação do Estado para coibir essa grave forma de violência contra as mulheres no Brasil. Também discutem medidas necessárias para proteger a vida das mulheres no País, como a tipificação penal e adoção de protocolos de investigação. (Compromisso e Atitude).

sábado, 26 de outubro de 2013

Mulheres do Caps recebem cuidados de beleza

Mulheres do Caps recebem cuidados de beleza


Um dia para se sentir valorizada e lembrar que cuidar da saúde e do visual é importante para a autoestima.  Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde realizou hoje, 25 uma manhã de beleza no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Liberdade, que fica localizado no bairro Siqueira Campos. A atividade mobilizou mulheres em tratamento no Caps para o mês de outubro, que é dedicado mundialmente para a prevenção ao câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa. No Caps foram oferecidos gratuitamente sessões de escova, hidratação e corte de cabelos,  maquiagem e pintura das unhas.
O oficineiro Aragão de Castela foi um dos idealizadores do evento e destacou que a Saúde de Aracaju orienta que toda cidadã tem direito a cuidar de si e fazer exames como mamografia e autoexame das mamas que são procedimentos preventivos de detecção precoce do câncer.
“Por isso realizamos aqui no Caps Liberdade uma semana com palestras e exames preventivos, além de atividades lúdicas como exibição de filme educativo sobre mulheres com câncer, e também esta agradável manhã de beleza”, enfatizou Aragão, acrescentando que durante a tarde de hoje o Caps promoverá uma tarde cultural para usuários e familiares com atrações musicais.
As mulheres em tratamento aprovaram as atividades em beleza que marcam ações do Outubro Rosa. Maria da Silva, de 53 anos de idade, fez questão de experimentar os serviços. “É  muito legal, gostei de tudo e me sinto valorizada como mulher por participar de um momento tão prazeroso e divertido”, disse.
As ações de beleza foram realizadas com a colaboração da dupla de cabeleireiros e maquiadores, Natanael Almeida e Valdeque dos Santos que ficaram muito felizes por presentear as mulheres do Caps com um trabalho estético e de qualidade.  Valdeque  contou que atua com salão de beleza há mais de 10 anos e é instrutor de cursos do Senac em Aracaju. “Cuidar da beleza é muito importante. Para muitas mulheres isso é um incentivo para que cuidem melhor de si ou se sintam incluídas na sociedade”, afirmou.
 

Outubro Rosa é destaque na Assembleia Legislativa de Sergipe

Outubro Rosa é destaque na Assembleia Legislativa de Sergipe
A secretária da Saúde de Aracaju alertou para o fato de que os elevados números de câncer na capital sergipana

A secretária da Saúde de Aracaju e deputada estadual licenciada, Goretti Reis, foi convidada a palestrar sobre o Movimento Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama durante uma sessão especial que aconteceu na manhã da quinta-feira, 24, no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Durante o encontro, parlamentares e cidadãos prestigiaram as palavras de Goretti Reis que contribuiu significativamente para o crescimento do movimento, que hoje é um evento oficial em todos os municípios sergipanos graças ao projeto da lei nº 267/2011 de sua autoria.
"O Outubro Rosa é uma luta que abracei para ajudar no combate e prevenção ao câncer, que é uma das principais causas de mortalidade da população feminina do Brasil e de Sergipe", enfatizou Goretti Reis.
A secretária destacou que o movimento é resposta a realidade vergonhosa do estado de Sergipe, onde o câncer de mama é uma das doenças que mais causam mortes na população feminina. "O movimento já existia há anos no cenário internacional, em países desenvolvidos que obtiveram resultados significativos na detecção precoce e redução dos casos de câncer. Por isso, lutamos para tornar o Outubro Rosa possível através da lei aqui em Sergipe, permitindo assim dar o destaque necessário para que toda mulher saiba que tem direito a cuidar de si e fazer exames como mamografias e autoexame das mamas que são procedimentos preventivos de detecção precoce do câncer", explicou Goretti Reis.
A gestora da Saúde em Aracaju também falou sobre ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde neste mês de outubro como o evento Tarde Rosa que, no dia 19, mobilizou mais de mil mulheres na capital sergipana. Lembrou que as fachadas de prédios foram iluminadas de rosa como símbolo de adesão à campanha e,  durante todo o mês de outubro, as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju têm desenvolvido ações de prevenção e detecção do câncer de mama e do colo do útero.
Prestigiaram a sessão, moradores do município de Lagarto que vieram parabenizar a conterrânea Goretti Reis pela iniciativa, como a primeira dama de Lagarto Valdileide Fraga. Também compareceram os diretores e coordenadores dos programas da Saúde de Aracaju, além do secretario da Saúde de Socorro, Saulo Eloy Filho, e a secretária municipal de Defesa e Cidadania, Georlize Teles, e  a presidente da Fundat (Fundação Municipal para Formação do Trabalho ), Gláucia Guerra. Outros a prestigiar foram a presidente do Coren, Gabryella Santana Resende, membros de Sindicato dos Enfermeiros e ativistas de instituições filantrópicas de combate ao câncer de Sergipe, como Legião Feminina de Combate ao Câncer , Amo e Aaacase .
Cuidados com o câncer de mama
Goretti Reis apresentou dados importantes que mostram o resultado das campanhas de conscientização e incentivo aos exames preventivos. "Em Aracaju, de janeiro a julho de 2013, foram realizadas 5.268 mamografias de rastreamento, indicado para detecção do câncer", destacou Goretti.
Em todo Brasil, os procedimentos de mamografia na chamada "faixa prioritária" (de 50 a 69 anos de idade) somaram 2,1 milhões em 2012, contra 1,5 milhões em 2010, o que representa um aumento de 37%. Incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atinge a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010. "Esses números são positivos, mas precisam crescer muito mais para que possamos tirar as mulheres do risco de um câncer não tratado", comentou Goretti Reis.
A secretária da Saúde de Aracaju também alertou para o fato de que os elevados números de câncer na capital sergipana ainda são muito preocupantes. "Dentre as internações da população geral por neoplasias com causa especificada, a maligna de mama ocupou a primeira colocação nos anos de 2011 e 2012 e a neoplasia maligna de colo do útero ocupou a quinta posição", citou Goretti, que aproveitou para pedir que os parlamentares se somassem na luta por mais políticas públicas e alternativas no SUS Aracaju, como a busca por recursos financeiros aquisição de um mamógrafo móvel que pode ser utilizado em ações itinerantes.
"Nas mulheres maiores de 50 anos as internações por neoplasias de um modo geral ocupam a segunda posição, com variação percentual de cerca de 20% de 2011 para 2012. E, dentre as mulheres de 10 a 49 anos, as consideradas em idade fértil, nos anos de 2011 e 2012 os óbitos por câncer de mama ocuparam a quarta posição e por câncer de colo de útero a nona colocação", concluiu a Goretti Reis.
Parlamentares reconhecem a importância da Lei
A fala da secretaria foi elogiada pelos deputados como a presidente da Alese, Angélica Guimarães, que a parabenizou afirmado que "Goretti tem desenvolvido um trabalho nobre em defesa da Saúde da população e, por ser conhecedora profunda da saúde pública, propôs uma lei que orgulha muito a Alese pela importância que tem a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que pode salvar vidas".
A deputada Maria Mendonça, que foi a parlamentar a propor a sessão de debate sobre o Outubro Rosa, fez questão de homenagear Goretti Reis com a entrega de um buquê de flores e acrescentou que "o sucesso do evento já é visto em diversos municípios como Itabaiana, Lagarto e muitos outros locais que têm mobilizado a população com mutirão de exames nas USF's, além de palestras e ações educativas em ambientes públicos e escolas
 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dilma tem 41% das intenções de voto e venceria no 1º turno

Único cenário em que a disputa poderia ir ao 2º turno seria com Marina e Serra no páreo, diz pesquisa Ibope

 
Em três dos quatro cenários propostos, Dilma tem entre 39% e 41% das intenções de voto, porcentagem que supera a soma dos adversários. O único cenário em que isso não acontece é quando Marina e Serra estão no páreo. Neste caso, a situação é de empate técnico. 
 
Levando em conta o cenário mais provável para 2014, Dilma contra Aécio Neves e Campos, a presidente teria 41%; o senador, 14%; e o governador de Pernambuco, 10%. Marina, no lugar de Campos na disputa, teria o dobro de votos dele e chegaria a 21%. Dilma, no entanto, oscilaria de 41% para 39% e o mesmo aconteceria com Aécio, de 14% para 13%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios entre os dias 17 e 21 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Fonte portal IG.

sábado, 19 de outubro de 2013

Hoje tem mutirão Outubro Rosa no Santos Dumont

Hoje, dia 18, a Unidade de Saúde da Família José Machado de Souza situada no bairro  Santos Dumont promove  mutirão de  exames de mama, lâmina e avaliações em saúde bucal. As atividades são em comemoração ao movimento Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.
Conforme a gerente Adeli de Oliveira Amorim as atividades acontecerão a partir da 8h no prédio da Unidade que fica na R. Major Aureliano, 100. “Além dos exames também acontecerão atividades de educação em saúde como palestras sobre alimentação saudável, câncer e sífilis. Todos estão convidados para o dia de atividades. Será um momento de mobilização na comunidade onde os profissionais da Unidade José Machado de Souza vão reafirmar o compromisso na busca por mais saúde para os moradores”, disse.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ministério Público Federal de Sergipe adere ao Outubro Rosa

Ministério Público Federal de Sergipe adere ao Outubro Rosa
Prédio do MPF em Sergipe ficará iluminado de rosa até 30 de outubro
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) adere ao Outubro Rosa. Até o dia 30 de outubro o prédio do MPF/SE, em Aracaju, será todo iluminado de rosa, lembrando a importância da luta contra o câncer de mama. O site da instituição também mudou de cara para chamar a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No ano de 2010, 12.700 mulheres morreram por causa da doença.
O que é Outubro Rosa – É um movimento de luta contra ao câncer de mama que nasceu nos Estados Unidos em 1990 e hoje é comemorado em todo o mundo. O principal objetivo do movimento Outubro Rosa é chamar a atenção direta para a realidade atual do câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce.
Ascom MPF/SE

Dilma determina implantação de sistema seguro de e-mails no governo

Dilma determina implantação de sistema seguro de e-mails no governo

 

A presidente Dilma Rousseff informou, em sua conta no Twitter, que determinou ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) a implantação de um sistema de correio eletrônico que proteja as mensagens oficiais. "Determinei ao Serpro a implantação de sistema seguro de e-mails em todo o governo federal. Esta é a primeira medida para ampliar a privacidade e a inviolabilidade de mensagens oficiais. É preciso mais segurança nas mensagens para prevenir possível espionagem", tuitou a presidenta em três mensagens no microblog.

A prioridade do governo brasileiro contra a espionagem norte-americana surgiu a partir das denúncias feitas nos últimos meses feitas pelo norte-americano Edward Snowden, ex-funcionário de uma empresa que prestava serviço para o governo dos Estados Unidos. Há denúncias de que cidadãos comuns de vários países e, inclusive, a presidenta Dilma Rousseff, seus assessores e a Petrobras tenham sido espionados.

Outro alvo de espionagem foi o Ministério de Minas e Energia. Por meio de sua conta no Twitter, a presidenta também determinou, na semana passado, ao ministro Edison Lobão uma “rigorosa” avaliação e o reforço da segurança desses sistemas".

Da Agência Brasil

BBC produz infográfico sobre desafios da mulher desde o nascimento

 
 
(BBC Brasil) Dezesseis milhões de adolescentes mulheres têm filhos a cada ano.
Na Somália, 98% das mulheres e meninas sofrem mutilação genital.
Na África subsaariana, houve um grande aumento no número de meninas que frequentam as escolas, segundo a Unesco. Estes são alguns dos desafios das 3,5 bilhões de mulheres no mundo atual.

Confira gráfico no site www.agenciapatrciagalvao.com.br

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Escritora canadense Alice Munro ganha o prêmio Nobel de Literatura 2013

"Mestre dos contos", autora de "Felicidade Demais" é a 13ª mulher a receber o prêmio desde 1901

"Mestre dos contos", autora de "Felicidade Demais" é a 13ª mulher a receber o prêmio desde 1901

A escritora canadense Alice Munro, 82 anos, ganhou nesta quinta-feira (10) o prêmio Nobel de Literatura, atribuído pela Real Academia Sueca de Ciências. Definida pelo comitê como "mestre dos contos contemporâneos", ela é a 13ª mulher a ganhar o prêmio, que começou a ser entregue em 1901.
A Real Academia disse não ter conseguido falar com Munro antes do anúncio oficial, como é de costume, e optado por deixar uma mensagem na caixa postal. Horas depois, em entrevista à imprensa canadense, a autora disse ter ficado surpresa com o prêmio, que definiu como "maravilhoso". "Sabia que estava no páreo, sim, mas nunca pensei que ganharia."


Fonte IG.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Goretti Reis declara oficial "Campanha Outubro Rosa" em Aracaju

A secretária da saúde de Aracaju, Goretti Reis, declarou oficialmente aberta a Campanha Outubro Rosa na Saúde de Aracaju durante solenidade que aconteceu nesta terça-feira, 8 no Núcleo de Educação Permanente em Saúde, no bairro Ponto Novo.  O evento reuniu a imprensa sergipana, servidores municipais e representantes de instituições parceiras da campanha. Feliz com a notoriedade que o movimento de prevenção ao câncer tem ganhado na capital e no interior do estado, a secretária falou da importância do Outubro Rosa para a redução dos riscos à saúde da mulher.

"Quando falamos do câncer de mana em nosso estado a realidade, infelizmente, ainda é desanimadora porque os índices ainda são altos. A neoplasia mamária, como chamamos cientificamente o câncer de mama, permanece entre as enfermidades que mais matam as sergipanas. Isso me toca como enfermeira, defensora da saúde e também como mulher. Quando estava deputada estadual abracei a causa do Outubro Rosa e conseguimos fazer com que o evento se tornasse Lei para que os municípios de Sergipe estimulassem os exames preventivos. São medidas que podem salvar vidas, podemos diagnosticar cedo a doença com os procedimentos do autoexame das mamas e o exame da mamografia de rastreamento", disse Goretti Reis que também esclareceu que hoje as prefeituras não podem se negar a ofertar os exames ao cidadão, já que a mamografia de rastreamento é um serviço pago pelo próprio Ministério da Saúde e sem limite do número de solicitações.

Fizeram parte da mesa de abertura a madrinha do evento, Grace Franco; o secretário adjunto da Saúde, Petrônio Gomes; o membro do Conselho Municipal de Saúde Luiz Carlos; a coordenadora do curso de Estética da Universidade Tiradentes (Unit), Andrea Vasconcelos; a presidente da Amo, Conceição Balbino; a coordenadora do Programa Saúde da Mulher de Aracaju, Cristiane Ludmila; a coordenadora da Atenção Básica Gildete Maria; a coordenadora de Promoção da Saúde de Aracaju, Maria Antonia D'Ávila; a coordenadora da campanha e representante da Diretoria de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard e o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Carlos Eloy.

Durante a mesa de abertura, a madrinha oficial do evento, Grace Franco, lembrou da luta para que o Outubro Rosa avançasse e fez um agradecimento especial à Prefeitura de Aracaju e à secretária Goretti Reis, que contribuíram para o crescimento do evento. "Sou madrinha do evento por três anos consecutivos e vejo que Goretti ajudou o Outubro Rosa não só pelas ações de visibilidade, mas para que, efetivamente, pudéssemos abrir as portas para a realização desses exames preventivos. Nosso objetivo é conscientizar a mulher e garantir que cidadãs de todas as classes sociais tenham oportunidade de uma vez por ano fazer a mamografia", revelou.

A enfermeira coordenadora do Programa Saúde da Mulher de Aracaju, Cristiane Ludmila apresentou dados sobre Câncer de Mama e do colo do útero em Aracaju. Cristiane afirmou que a incidência de câncer entre as mulheres tem crescido. "Entre as internações da população em geral por neoplasias com causa especificada, a maligna de mama ocupou a primeira colocação nos anos de 2011 a 2012. Nesse mesmo período, registramos que nas mulheres com mais de 50 anos as internações por câncer, de modo geral, ocupam a segunda posição com variação percentual de cerca de 20%.  Entre as mulheres de 10 a 49 anos, as consideradas em idade fértil, nos anos de 2011 e 2012 os óbitos por CA de mama ocuparam a 4ª posição, enquanto as mortes por câncer de colo do útero a 9ª colocação", afirmou.

 Prédios Rosa

A secretária Goretti Reis também elogiou as instituições parceiras da campanha como os estabelecimentos e órgãos públicos que iluminaram as fachadas na cor rosa para atrair atenção das mulheres para que façam os exames preventivos. São eles: as sedes da Secretaria da Saúde de Aracaju, Prefeitura, Somese, OAB, Assembléia Legislativa além de pontos como o Museu da Gente Sergipana, relógio do Parque da Sementeira, Ponte Aracaju /Barra dos Coqueiros, Shoping Riomar e a Fanese.

Programação do Outubro Rosa

A coordenadora de Promoção da Saúde de Aracaju, Maria Antonia D'Ávila, aproveitou a abertura para convocar a todos a participarem dos próximos eventos do Outubro Rosa, em especial a "Tarde Rosa" que acontecerá às 15h do dia, 11 no Parque da Sementeira. "Será uma tarde de lazer dedicada às mulheres, onde estimularemos a prevenção e vamos oferecer atividades da Academia da Cidade e outras, como cuidados em beleza e estética oferecidos, gratuitamente  por parceiros como Sesc/Senac, UFS, Unit, AMO, AACASE e Climedi, J. Andrade", disse.

No dia 14, acontece a Caminhada Rosa, uma realização da madrinha Grace Franco em parceria com ONG´s e com a Secretaria da Saúde de Aracaju. A concentração será na Praça da Bandeira, às 16h. Já no dia 24, Goretti Reis participa de uma Sessão Especial na Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese).

Em outubro, as 43 Unidade de Saúde da Família de Aracaju também somam forças ao Outubro Rosa e realizam ações relacionadas à prevenção do Câncer de Mama e do colo do útero, como palestras e exames.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Abertura oficial do Outubro Rosa acontece nesta terça-feira

PMA fará abertura oficial do Outubro Rosa amanhã

A secretária da saúde de Aracaju, Goretti Reis, lança oficialmente nesta terça-feira, dia 8, durante café da manhã para a imprensa, servidores e parceiros, a campanha Outubro Rosa na em Aracaju. O encontro acontece às 7h30 no NEPS (Núcleo de Educação Permanente em Saúde) que fica na rua Carlos Prestes, bairro Ponto Novo.
Durante o café da manhã, Goretti Reis vai relatar as ações para o Outubro Rosa na Saúde do Município e destacar a necessidade de estimular o autoexame das mamas para o diagnóstico precoce do câncer e redução dos ricos à saúde da mulher. O Outubro Rosa é um evento oficial do estado de Sergipe devido ao Projeto de Lei nº 267/2011, de autoria de Goretti Reis enquanto deputada estadual na Assembleia Legislativa de Sergipe.
?O câncer de mama, infelizmente, ainda representa a terceira maior causa de morte entre as mulheres brasileiras. No ano de 2012, foram internadas 337 mulheres e 66 morreram. Como enfermeira e mulher não posso ficar de braços cruzados diante de um problema social tão grave. Não vamos permitir que essa doença continue matando nossas mulheres. É importante fazermos com que Sergipe e Aracaju tenham o maior número possível exames preventivos e ações de sensibilização e mobilização nas  comunidades para convocar toda a população para aderir à campanha e reduzir estes números", enfatiza Goretti Reis.
Durante todo mês de outubro as 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju estarão desenvolvendo ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama e também do colo de útero.
Leia mais:

www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=56246