A secretária da saúde de Aracaju, Goretti Reis, declarou oficialmente aberta a Campanha Outubro Rosa na Saúde de Aracaju durante solenidade que aconteceu nesta terça-feira, 8 no Núcleo de Educação Permanente em Saúde, no bairro Ponto Novo. O evento reuniu a imprensa sergipana, servidores municipais e representantes de instituições parceiras da campanha. Feliz com a notoriedade que o movimento de prevenção ao câncer tem ganhado na capital e no interior do estado, a secretária falou da importância do Outubro Rosa para a redução dos riscos à saúde da mulher.
"Quando falamos do câncer de mana em nosso estado a realidade, infelizmente, ainda é desanimadora porque os índices ainda são altos. A neoplasia mamária, como chamamos cientificamente o câncer de mama, permanece entre as enfermidades que mais matam as sergipanas. Isso me toca como enfermeira, defensora da saúde e também como mulher. Quando estava deputada estadual abracei a causa do Outubro Rosa e conseguimos fazer com que o evento se tornasse Lei para que os municípios de Sergipe estimulassem os exames preventivos. São medidas que podem salvar vidas, podemos diagnosticar cedo a doença com os procedimentos do autoexame das mamas e o exame da mamografia de rastreamento", disse Goretti Reis que também esclareceu que hoje as prefeituras não podem se negar a ofertar os exames ao cidadão, já que a mamografia de rastreamento é um serviço pago pelo próprio Ministério da Saúde e sem limite do número de solicitações.
Fizeram parte da mesa de abertura a madrinha do evento, Grace Franco; o secretário adjunto da Saúde, Petrônio Gomes; o membro do Conselho Municipal de Saúde Luiz Carlos; a coordenadora do curso de Estética da Universidade Tiradentes (Unit), Andrea Vasconcelos; a presidente da Amo, Conceição Balbino; a coordenadora do Programa Saúde da Mulher de Aracaju, Cristiane Ludmila; a coordenadora da Atenção Básica Gildete Maria; a coordenadora de Promoção da Saúde de Aracaju, Maria Antonia D'Ávila; a coordenadora da campanha e representante da Diretoria de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard e o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Carlos Eloy.
Durante a mesa de abertura, a madrinha oficial do evento, Grace Franco, lembrou da luta para que o Outubro Rosa avançasse e fez um agradecimento especial à Prefeitura de Aracaju e à secretária Goretti Reis, que contribuíram para o crescimento do evento. "Sou madrinha do evento por três anos consecutivos e vejo que Goretti ajudou o Outubro Rosa não só pelas ações de visibilidade, mas para que, efetivamente, pudéssemos abrir as portas para a realização desses exames preventivos. Nosso objetivo é conscientizar a mulher e garantir que cidadãs de todas as classes sociais tenham oportunidade de uma vez por ano fazer a mamografia", revelou.
A enfermeira coordenadora do Programa Saúde da Mulher de Aracaju, Cristiane Ludmila apresentou dados sobre Câncer de Mama e do colo do útero em Aracaju. Cristiane afirmou que a incidência de câncer entre as mulheres tem crescido. "Entre as internações da população em geral por neoplasias com causa especificada, a maligna de mama ocupou a primeira colocação nos anos de 2011 a 2012. Nesse mesmo período, registramos que nas mulheres com mais de 50 anos as internações por câncer, de modo geral, ocupam a segunda posição com variação percentual de cerca de 20%. Entre as mulheres de 10 a 49 anos, as consideradas em idade fértil, nos anos de 2011 e 2012 os óbitos por CA de mama ocuparam a 4ª posição, enquanto as mortes por câncer de colo do útero a 9ª colocação", afirmou.
Prédios Rosa
A secretária Goretti Reis também elogiou as instituições parceiras da campanha como os estabelecimentos e órgãos públicos que iluminaram as fachadas na cor rosa para atrair atenção das mulheres para que façam os exames preventivos. São eles: as sedes da Secretaria da Saúde de Aracaju, Prefeitura, Somese, OAB, Assembléia Legislativa além de pontos como o Museu da Gente Sergipana, relógio do Parque da Sementeira, Ponte Aracaju /Barra dos Coqueiros, Shoping Riomar e a Fanese.
Programação do Outubro Rosa
A coordenadora de Promoção da Saúde de Aracaju, Maria Antonia D'Ávila, aproveitou a abertura para convocar a todos a participarem dos próximos eventos do Outubro Rosa, em especial a "Tarde Rosa" que acontecerá às 15h do dia, 11 no Parque da Sementeira. "Será uma tarde de lazer dedicada às mulheres, onde estimularemos a prevenção e vamos oferecer atividades da Academia da Cidade e outras, como cuidados em beleza e estética oferecidos, gratuitamente por parceiros como Sesc/Senac, UFS, Unit, AMO, AACASE e Climedi, J. Andrade", disse.
No dia 14, acontece a Caminhada Rosa, uma realização da madrinha Grace Franco em parceria com ONG´s e com a Secretaria da Saúde de Aracaju. A concentração será na Praça da Bandeira, às 16h. Já no dia 24, Goretti Reis participa de uma Sessão Especial na Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese).
Em outubro, as 43 Unidade de Saúde da Família de Aracaju também somam forças ao Outubro Rosa e realizam ações relacionadas à prevenção do Câncer de Mama e do colo do útero, como palestras e exames.
Nenhum comentário:
Postar um comentário