Goretti Reis assina convênios com Ministério da Saúde e anuncia oficialmente sua saída
16/01/2014 - 10h06Fotos: Sergio SilvaNa manhã desta terça-feira, 15, no auditório da Secretaria da Saúde de Aracaju, aconteceu a última coletiva da secretária Goretti Reis, enquanto gestora da saúde municipal. Na ocasião, também foram firmados convênios federais além da entrega de duas mini-vans para uso no combate à dengue, como forma de mérito pelo menor índice da doença dos últimos oitos anos. Antes de entregar oficialmente o cargo, Goretti teceu críticas à antiga gestão, enfatizando que muitos dos problemas encontrados no ano passado foram em decorrência da desorganização deixada pelos antigos administradores.
"Temos ainda cerca de 19 milhões de reais a receber do Estado por dívidas que não foram honradas. Só de janeiro a dezembro de 2013, temos mais de 11 milhões para receber. Tem o passivo de 2012 que são quase 2 milhões. Fica difícil administrar assim, entramos com uma ação junto ao Ministério Público para fazer o bloqueio desses recursos dentro do Estado. Apesar de ter recebido uma dívida de 64 milhões de reais temos consciência de pagamos mais de 70%, desse valor, algo em torno de 47 milhões. Se recebêssemos o que o Estado se deve ao município de Aracaju, certamente pagaríamos todo o débito anterior. Se estivéssemos recebendo o exercício do ano de 20013 não estaríamos com tantas pendências e poderíamos ter melhorado muito mais a estrutura da rede com equipamentos, aquisições e reformas das unidades", revelou.
Sobre o desafio de administrar uma pasta tão complexa e acima de tudo visada, ela fez questão de enfatizar que aceitou desafio prevendo acontecer perseguições e com a certeza de que teria muito trabalho. "Quando assumi a Secretaria de Saúde sabia que seria um ano muito difícil, que estaria me expondo muito até porque tenho o meu papel político, isso tem um desgaste, para nós que vivemos nessa área, mas fui por acreditar no Sistema Único de Saúde (SUS). Sou enfermeira, sou militante do sistema de saúde, trabalho com saúde pública desde que me formei. Já trabalhei como secretária em diversos órgãos, inclusive no Ministério da Saúde e sempre acreditei que é possível fazer a diferença na gestão. Então vim com o objetivo de ajudar. Acredito que João Alves tem compromisso e a intenção de fazer uma saúde de qualidade", pontuou.
Ultrapassando as adversidades, Goretti Reis fez questão de frisar que a gestão feita pelos servidores, em 2013, se mostrou a melhor dentro das possibilidades traçadas. "Conseguimos agilizar muitas coisas, entre elas diversos convênios que já estão em fase de pré-elaboração, mostrando que a secretaria viabilizou alguns processos, para continuidade das ações. Recebemos hoje mais carros do Ministério da Saúde, no final do ano alguns recurso de alguns convênios, a exemplo da questão da dengue, da esquistossomose, da tubérculos e de diversas outras ações inclusive compra de alguns equipamentos. Esses recursos estão disponibilizados em conta e vai viabilizar ainda mais o trabalho do secretário que assumir essa pasta, diferente do me foi deixada", disse Goretti, que na ocasião não revelou o nome de seu substituto. "Se eu respondesse esse questionamento, estaria adiantando os fatos. Cabe ao prefeito João Alves realmente determinar quem será o próximo gestor, mas tenho certeza de que encontrará maior transparência em relação as informações. Passarei todos os detalhes e encaminhamentos que precisarão ser tomados. Estou saindo por decisão minha, não existem arranhões e nem dificuldades na minha amizade para com o prefeito João Alves Filho".
Convênios
De acordo com o representante do Ministério da Saúde, Anderson Farias, os convênios assinados hoje são decorrentes da excelente relação que existiu entre a administração de Goretti Reis e o Ministério no decorrer de 2013. "Tivemos uma relação extremamente institucional, onde a prioridade sempre foi a saúde pública de Aracaju. Hoje estaremos repassando em termos de doação duas mini vans para a secretaria para o Sistema de Vigilância Sanitária, que servirão para o deslocamento da equipe epidemiológica, sanitária de Aracaju. Anteriormente já repassamos também um veículo cabine dupla e mais dois veículos adaptados para trânsito em áreas de difícil acesso serão entregues até o mês de junho. Além disso, assinamos mais 5 convênios entre o Ministério da Saúde e o fundo Municipal de Saúde repassando 1,5 milhões de reais para várias áreas que estão em processo de análise. É importante ressaltar que dentro dessa relação republicana entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, a secretária Goretti, a qual agradeço por esse papel conciliador, foi salutar tanto para o Ministério quanto para o povo de Aracaju. Em nome do ministro Alexandre Padilha, agradecemos e parabenizamos. Desejamos a Goretti boa sorte em sua próxima jornada", disse Anderson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário