A mamografia é um exame fundamental na detecção do câncer de mama. No Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado da Saúde (Caism/SES), em 11 meses foram realizados mais de 5 mil mamografias. Entre os procedimentos realizados no Caism para prevenção do câncer de mama estão: a ultrassonografia mamária, Punção Aspiratória por Agulha Fina e consulta em mastologia. A mamografia é o procedimento com maior número de registros. De janeiro a novembro deste ano foram realizadas 5.046 mamografias.
O Caism conta com dois aparelhos. A maioria dos exames é feita no digital que possibilita uma imagem em alta resolução, permitindo a visualização de uma lesão bem pequena. De acordo com a coordenadora do Caism, Alyne Almeida, por dia são realizados 40 mamografias nos dois turnos - manhã e tarde. Ela explicou que todos os exames registrados no Caism são encaminhados pelas unidades básicas de saúde.
Foi assim com a auxiliar de serviços gerais, Rosiane Mignac, 50 anos. Ela mora na Coroa do Meio e foi encaminhada pelo médico da unidade de saúde do bairro. “Estive no posto faz duas semanas e quando saí da sala do médico passei na recepção e já saí com a ordem com dia e horário marcados”, disse.
Segundo informações de Alyne Almeida, a mamografia é um importante aliado na prevenção do câncer de mama. “Os riscos da doença aumentam 14 vezes mais depois dos 30 anos. Até os 39 anos, há registro de um caso em cada 225 mulheres. Depois dos 50, essa proporção diminui consideravelmente e vai para um caso em cada 14 mulheres”, falou.
Mas, apesar dessa significância, há mulheres que ainda não fazem o exame por medo do diagnóstico ou do próprio procedimento. A lavradora Vandete Santos Oliveira, 52, nunca fez o exame até ser encaminhada pela médica da Unidade de Saúde da Família de Riachuelo ao Caism. “Não sinto nada e pra quê fazer? E depois, tenho medo de ter alguma coisa”, confessou.
A aposentada Maria Gisélia da Silva, 67, esteve no Caism para fazer a sua primeira mamografia. “A médica perguntou se eu já tinha feito e eu disse que não. Aí ela me encaminhou”, falou. Já a autônoma Maria de Lourdes Vieira dos Santos, 51, sabe bem a necessidade do exame que faz regularmente. “Previne o câncer. O médico já me disse isso e desde então eu faço o meu exame uma vez por ano”, relata.
Fonte: Ascom SES
Nenhum comentário:
Postar um comentário