terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ONG Mulheres em Ação incentiva autonomia feminina em Mossoró

 

imprimir
Atividades na ONG Mulheres em Ação - Mossoró - Rio Grande do Norte (Foto: Divulgação)Atividades promovidas pela ONG garantem independência e bem-estar para as mulheres (Divulgação)
A ONG Mulheres em Ação é um porto seguro para as moradoras do bairro Nova Vida,  na periferia de Mossoró, no Rio de Grande do Norte. Lá elas podem aprender uma profissão e escapar de um rotina muitas vezes marcada pela violência dos companheiros. Criada em 1994, a ONG tem uma cooperativa que oferece serviços de faxineiras, domésticas e um buffet que vende marmita aos domingos, quitutes nas feiras e aceita encomendas para festas. Sócia fundadora da ONG, Francisca das Chagas passou três anos dando aulas de alfabetização na instituição e viu de perto a mudança na vida das mulheres.
“A ONG surgiu a partir de um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os estudantes faziam oficinas com as mulheres, para que elas entendessem que não era normal ser maltratada pelo marido. O grupo foi crescendo e incluindo temáticas de saúde, educação, moradia... Hoje muitas mulheres são mães solteiras e sustentam a família com a profissão que aprenderam na ONG”, conta Francisca, que fez faculdade de Pedagogia motivada pelo trabalho realizado na instituição.
Por conta da dependência financeira e dos filhos pequenos, algumas mulheres se submetem a violência dos companheiros, explica Francisca. “A ONG mudou a postura de alguns homens, que respeitam nosso trabalho. Ninguém apanha porque quer. A Lei Maria da Penha existe, mas não é executada da maneira correta, porque muitos profissionais não têm formação adequada para tratar do tema. Fui acompanhar uma amiga até a delegacia e perguntaram o que ela tinha feito para apanhar do marido”, lamenta.
Em 2013, Mulheres em Ação ganhou pela primeira vez apoio do Criança Esperança, o que contribui para fortalecer as atividades da ONG. "A ajuda é muito importante para nós", ressalta Francisca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário