quarta-feira, 25 de junho de 2014

Clemilda será homenageada dia 27 em concerto da 'Gente Sergipana'

A homenagem acontece dia 27 às 20h no Museu da Gente

As homenagens a cantora Clemilda Ferreira da Silva continuam no ‘São João da Gente Sergipana’, realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com a promoção do Museu da Gente Sergipana e apoio cultural do Café da Gente. Após o sucesso da abertura da exposição ‘Clemilda Morena dos Olhos Pretos’, a próxima homenagem ficará por conta de muita música. Dia 27, sexta-feira, às 20h, no Teatro Tobias Barreto, será realizado um concerto junino com a interpretação de canções de Clemilda e participação de convidados especiais. A abertura desse momento marcante ficará por conta da Quadrilha Junina ‘Xodó da Vila’.
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) receberá a Orquestra Sanfônica de Aracaju e os cantores Sergival, Virgínia Fontes e Marluce para juntos fazerem o público recordar algumas das principais canções da Rainha do Forró. Ao todo, treze músicas do repertório de Clemilda serão executadas com arranjos da ORSSE, entre elas ‘Morena dos Olhos Pretos’, ‘Prenda o Tadeu’ e ‘Bilhete pra comadre Dinha’.
Ao longo dos seus 50 anos de carreira artística, a cantora se dedicou a disseminar sua arte para além das fronteiras sergipanas através do autêntico e divertido forró, enriquecendo a diversidade cultural não só de Sergipe, mas do Brasil. Por isso, torna-se merecedora de homenagens que acima de tudo compartilham com o povo a sua história de vida e a sua obra artística, composta por canções que divertem, falam do cotidiano, exaltam Sergipe e principalmente se reportam a manifestações tradicionais do nordeste brasileiro.
Para o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, o concerto é uma oportunidade de homenagear a cantora Clemilda de um jeito especial, promovendo o diálogo entre as diversas formas de manifestações artísticas. “Esse concerto nasceu de uma ideia que a gente tem persistido aqui no Museu da Gente Sergipana que é dar antenas às raízes e promover diálogos entre as culturas, entre as artes, entre as formas de expressão. Então, unir a música tradicional da Clemilda e o estilo da Orquestra Sanfônica com o arranjo de música erudita, além de colocar a quadrilha para receber o público, é movimentar esse caldo cultural que é a cultura nordestina, brasileira, que é a diversidade cultural sergipana”.

A programação do ‘São João da Gente Sergipana’ continua no dia 29 com transmissão ao vivo do Programa Puxa o Fole, com o cantor sergipano Sergival, que é originalmente realizado na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, mas no último domingo de junho será transmitido diretamente do auditório do Museu da Gente Sergipana.

Fonte: Ascom Museu da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário