quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cristã sudanesa condenada à morte após conversão

A jovem sudanesa que foi condenada à morte por ter se convertido ao Cristianismo foi detida nesta terça-feira, 24, no aeroporto de Cartum quando tentava sair do país com o marido. Meriam Yahia Ibrahim Ishag foi libertada na segunda-feira, 23, após o anúncio de sua liberdade feito pelo governo.

Meriam é casada com o americano Daniel Wani, que também foi detido no aeroporto. O casal não estava com os filhos, o mais velho de 1 ano e oito meses e uma menina recém-nascida, e não se sabe o paradeiro das crianças.

A condenação da jovem à forca foi decidida no dia 15 de maio e recebeu críticas de governos ocidentais e de grupos de direitos humanos. Meriam é filha de muçulmanos e foi acusada após se casar com um cristão e se converter. Além da acusação de apostasia, a jovem foi condenada por adultério, pois não poderia se casar com alguém de outra religião pela interpretação sudanesa da sharia.

A jovem estava grávida quando foi presa e deu à luz na prisão. Seu filho mais velho estava com a mãe na prisão. Meriam foi denunciada por um irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário