sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Goretti Reis participa da reunião do Colegiado Interfederativo Regional

Goretti Reis participa da reunião do Colegiado Interfederativo Regional

Nova proposta de qualificação das vigilâncias em saúde, quando foram analisados diversos indicadores e o que precisa ser feito para o Programa Olhar Brasil, cujo prazo de adesão é até 31 de agosto.  Estas foram algumas das discussões, hoje, da reunião do Colegiado Interfederativo Regional (CIR) que congrega, além de Aracaju, outros seis municípios sergipanos, que ocorreu no Centro de Educação Permanente de Saúde (CEPS), bairro Ponto Novo. A secretaria municipal de saúde, Goretti Reis, participou da reunião e disse que o objetivo é analisar programas do Governo Federal e fazer pactuações com os municípios para que haja avanços no setor de saúde.
Um dos temas debatidos com Goretti Reis e demais representantes dos municípios foi a adesão ou não ao Programar Olhar Brasil, do Governo Federal. "Estamos em análise para ver se é viável ou não, porque toda política do Ministério da Saúde, quando faz determinadas demandas, nunca manda recursos necessários", disse Goretti. Ela lembrou que cada vez mais, ocorre à necessidade de complemento de recursos do municípios, para que se possa avançar em algum serviço. "Como viabilizar, se os municípios passam por dificuldades financeiras? Temos que cobrar do Estado e da União um maior aporte de recursos para implementarmos as políticas locais", ressaltou.
Todos os meses há uma reunião do colegiado da região de Aracaju, que consta dos seguintes municípios, além da própria capital: Santa Rosa de Lima, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Itaporanga.  "Esse colegiado interfederativo tem as pactuações que vem de municípios da região, com da própria Aracaju", afirmou Goretti, ao acrescentar que as deliberações do encontro seguem para reunião tripartite estadual, e que foi definido passa a ser uma política pública de Estado. Na reunião do CIR, também se discutiu as cirurgias eletivas, avaliação e acompanhamento da Rede Cegonha, e atendimento e tratamento a paciente com glaucoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário