quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Jornalista Rosana Jatobá lança livro sobre sustentabilidade


A conscientização da importância do cuidado que se deve ter com o planeta é o tema do livro que a jornalista Rosana Jatobá lança na quinta-feira (29), com o título de “Questão de Pele – A Terra como organismo vivo”, (Editora Novo Século, 320 páginas, R$ 34,90), abordando o tema sustentabilidade de uma forma descontraída.

A obra é composta por 49 crônicas, que Rosana começou a escrever há três anos, em seu blog pessoal. Em um tom bem humorado, os textos exploram, por exemplo, o problema do preconceito, o consumo excessivo de carne vermelha e o papel das florestas contra a poluição.
“Minha ideia foi escolher um estilo opinativo, leve, bem-humorado, sem passar uma visão catastrófica em que as pessoas se sintam ameaçadas. A crônica se encaixou nisso”, conta Rosana, que foi apresentadora da meteorologia da TV Globo durante sete anos.             

                           
Foi durante esse período na emissora que surgiu a ideia de defender o meio ambiente. “Tive oportunidade de estudar mais a fundo sobre mudanças climáticas. Fiz cursos e comecei a me interessar cada vez mais. Em seguida me tornei colunista de sustentabilidade e decidi me aprofundar e especializar no tema. Então fiz mestrado em Gestão e Tecnologias Ambientais na Universidade de São Paulo (USP)”, conta.
Para Rosana, o nascimento dos filhos gêmeos foi um divisor das águas. “Me deu um grande foco, mergulhei ainda mais na sustentabilidade, porque quando se tem filhos, pensa-se em deixar um legado a eles”, conta.
Rosana acredita que o brasileiro precisa ter mais consciência ambiental. “Mas ao mesmo tempo eu acho que temos uma alma muito aberta, o brasileiro adere às mudanças. Um exemplo é o cinto de segurança, que foi amplamente aceito”, comenta.
A questão do desmatamento é apontada pela jornalista como uma das suas causas preferidas. “Para quem mora nas grandes cidades, parece que o desmatamento não diz muita coisa no dia a dia. Mas ele é o maior problema do mundo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário